26.04.2017
Portal da Transparência do TCE é destaque na Semana de Informática da UFS

Portal da Transparência do TCE é destaque na Semana de Informática da UFS

Em mais uma ação resultante da parceria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) na área de Informática, a Corte de Contas levou ao Campus de Itabaiana nesta sexta-feira, 08, uma explanação com a temática  ‘O TCE na era do acesso à informação’.

A apresentação foi ministrada pelo coordenador de Informática do Tribunal, Arquimedes Sidney, juntamente com o analista de controle externo Sérgio Augusto, durante a 3ª edição da Semana de Informática (Seminfo). Os palestrantes demonstraram o funcionamento do Portal da Transparência do TCE e fizeram uma breve explanação a respeito da Lei de Acesso à Informação.

O primeiro a falar foi Arquimedes Sidney. Ele reforçou a importância do cidadão buscar as informações sobre os gastos públicos, salientando que é um direito previsto em lei o acesso a esses dados.

Sobre a Seminfo, o coordenador a definiu como de grande prestígio para o TCE: “é fundamental mostrar como o Tribunal atende bem à Lei de Acesso à Informação. O trabalho feito no TCE é bem avaliado por profissionais da área e estamos aqui nesse evento mostrando aos estudantes e demais participantes o quanto é importante para nós abrir esse trabalho para a sociedade”.

Já Sérgio Augusto evidenciou o público presente, composto por jovens prestes a entrar no campo profissional. “O público de jovens é ansioso por informações e muito participativo. Esse convite da UFS serve para mostrarmos à comunidade acadêmica da área de Sistemas da Informação a disponibilidade em levar aos interessados as informações e como vamos levar essas informações”, disse.

O evento teve ainda a participação do professor da UFS, doutor Methanias Colaço Júnior, coordenador do convênio firmado entre o TCE e a Universidade com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema de Auditoria Pública (Sisap) – ferramenta utilizada pelos técnicos do Tribunal ao analisarem a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos sergipanos.

Ainda em meio à programação da  Seminfo, na última quarta-feira, 06, o analista de Controle Externo e Gerente de Sistemas do TCE/SE, Pedro Neto, apresentou palestra sobre o tema ‘Mecanismos de Proteção de Ativos Intelectuais de Tecnologia da Informação existentes no Brasil’, abordando as matérias passíveis de proteção intelectual, principalmente o software.

Portal da Transparência

Foi criado com o intuito de tornar pública a execução orçamentária e financeira de todos os jurisdicionados e do próprio Tribunal. Por meio da ferramenta qualquer cidadão tem acesso a informações detalhadas sobre receitas e despesas, contratos, convênios e licitações, além dos gastos dos órgãos com educação e saúde, entre outros. O Portal está disponível no endereço portaldatransparencia.tce.se.gov.br.

Sobre Gelmson Chagas